Scroll Top

A Região

Bem-vindo a Aljezur

Localizado em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o concelho de Aljezur tem uma riqueza natural e paisagística única no sudoeste europeu. Situado entre o calmo Alentejo e a famosa costa sul do Algarve, exibe cerca de 40 kms de costa exuberante. Uma paisagem preservada que alia a natureza à agricultura tradicional e às típicas casinhas brancas que salpicam os campos e os povoados.
O grande atractivo são as suas inigualáveis praias, algumas desertas para quem gosta de as encontrar intocadas, outras já descobertas pelos amantes desta costa tão especial e com todas as infra-estruturas de apoio necessárias. O surf e a pesca são as actividades de mar por excelência e em terra fazem--se passeios pedestres e com burros, entre outras propostas de animação.
Sendo uma das regiões mais bem protegidas do País, para além das praias selvagens, poderá desfrutar de um ecossistema bastante equilibrado, entre o mar, a linha de costa e as zonas mais a interior, junto à Serra de Monchique. A variedade de aves é um grande atractivo para os seus conhecedores, já que muitas nidificam aqui, e outras menos familiares passam nas suas rotas migratórias. Quando encontrar um ninho de cegonha numa falésia, saiba que está a ver uma situação única no Mundo, já que só nesta região as cegonhas se renderam aos encantos da costa para nidificar. A fauna marinha é igualmente rica, destacando-se o pescado como robalos, sargos ou douradas, e o marisco como o mexilhão, as navalheiras ou os percebes, com enorme fama na região. Em terra, pode encontrar coelhos e lebres, saca-rabos, raposas, javalis ou mesmo lontras (junto às ribeiras ou barragens).
Imperdível é também uma visita ao Castelo de Aljezur e à sua magnífica vista sobre várzea, bem como de alguns museus importantes, igrejas e vestígios arqueológicos.
Para recuperar forças, os restaurantes oferecem o tradicional peixe e marisco da costa, mas também carne de Aljezur e doçaria tradicional, sobretudo a que recorre à tão procurada batata-doce local. Para sabores diferente, existem também irresistíveis alternativas de cozinha internacional.

Praias:

Aljezur é reconhecido pela qualidade das águas, puras e cristalinas sem qualquer tipo de poluição. Cada vez mais procuradas como destino de férias e para o surf e tantas outras actividades aquáticas.

As praias de Aljezur, estendem-se por todo o concelho:

ØArrifana

ØMonte clérigo

ØAmoreira

ØAmado

ØBordeira

ØCarriagem

ØOdeceixe

ØPenedo

ØQuebrada

ØSamouqueira

ØVale dos homens

ØVale figueiras

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant